terça-feira, 31 de maio de 2011

Á paixão pelo campo da saúde mental: quando tudo começou...

Foi em março de 1999 que ingressei nos campos da saúde mental, a partir da minha inserção no Programa da Universidade Federal do Espírito Santo, Cada Doido Com Sua Mania (CDSM). O programa acabara de sair do Hospital Psiquiátrico Adalto Botelho, onde realizava uma série de atividades terapêuticas (especialmente oficinas terapêuticas) com os pacientes e, junto com a Prefeitura de Vitória, estruturava o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do nosso Estado (ES), localizado na Ilha de Santa Maria.

Eu entrei no CAPS sem ter a menor noção do que me aguardava, sentia, até mesmo,  um certo receio (natural no meu estado de ignorância sobre os transtornos mentais), eu era estudante de artes plásticas da Ufes na época. A idéia que tinha do dito "louco" era estereotipada, a mesma do senso comum, pensava que doido rasgava dinheiro, etc e tal... Bem amigo, acredite, foi deste primeiro contato com a clínica da psicose que nasceu a paixão que nortearia toda a minha vida profissional, e que direcionaria os meus estudos e pesquisas, a SAÚDE MENTAL!

Guardo com carinho algumas pinturas e quadros que recebi de presente dos pacientes e, da mesma forma, dentro do meu coração, a imagem de cada um, alguns já não estão mais aqui, outros estão cronificados pelo sistema, mas, alguns conseguiram tocar a vida... Fico feliz de ter sido escolhida por este caminho...

abraços
Renata Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina de escrita criativa (Vitória/ES)

Entrar em contato pelo e-mail:  renatabomfim2006@gmail.com