segunda-feira, 20 de abril de 2015

Rodas de Leitura Reflexiva para Comunidades Terapêuticas (CTs) (Dra. Renata Bomfim)


                         
A Roda de Leitura Reflexiva é uma ação educativa que idealizei quando trabalhava no Centro de Acolhimento para dependentes químicos do ES. É fruto da minha experiência trabalhando literatura com diferentes grupos. A proposta desse trabalho consiste na  utilização de textos literários como mote para a reflexão por parte dos acolhidos das comunidades terapêuticas (CTs), objetivando o despertamento para mudanças de pensamentos, hábitos e comportamentos, bem como, para o desenvolvimento de variadas atividades lúdicas. A RDC 29, de 30 de junho de 2011 (ANVISA), prevê que as CTs ofereçam diversificadas atividades lúdicas terapêuticas para as pessoas em tratamento. A Roda de Leitura Reflexivadeve integrar o conjunto de oficinas terapêuticas desenvolvidas pelas CTs. 
A conversa permeia a nossa vida social, ela é uma prática discursiva importante: é linguagem. Entretanto, a conversa deve ceder lugar ao diálogo, pois esse alia, irremediavelmente, as práticas do falar e do escutar, bem como, predispõe certa permeabilidade entre os interlocutores. É através da linguagem que o ser humano distingue, qualifica e nomeia e elevando-as ao nível do espírito. A literatura é a linguagem carregada de significado, ato criador que utiliza a palavra como forma de expressão e desempenha um papel de formação intelectual e sensível da pessoa. A literatura não tem a função de educar, ela é uma arte, entretanto, ela influi fortemente em todos os aspectos da educação humana em três áreas vitais: atividade, inteligência e afetividade. A literatura educa a sensibilidade reunindo a beleza das palavras e das imagens que elas evocam.
É no contexto terapêutico da dialogia que se insere a Roda de Leitura Reflexiva, nela, variados textos, entre eles clássicos que são tesouros de diferentes tradições e culturas contribuem para o desenvolvimento da competência comunicativa e, no caso do dependente químico em recuperação, essa atividade funciona como um fortalecedor de um importante fator de proteção para o acolhido: a convivência entre os pares. A leitura reflexiva possibilita a aquisição de vocábulos, conceitos, desenvolve o gosto pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina de Arteterapia no curso de saúde coletiva da UFES, no Hucam (prof. Dr.ª Renata Bomfim)

Realizamos uma intervenção criativa junto aos alunos do curso de Saúde coletiva da UFES , a  convite da professora Dr.ª Marluce  Mechelli ...